Forum dos Águias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum dos Águias

Espaço para comentar o Futsal
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Jogo contra Bairro do Liceu

Ir para baixo 
AutorMensagem
Paulo Gonçalves




Número de Mensagens : 33
Data de inscrição : 07/02/2007

Jogo contra Bairro do Liceu Empty
MensagemAssunto: Jogo contra Bairro do Liceu   Jogo contra Bairro do Liceu Icon_minitimeSeg 26 Mar - 0:30

Fazer uma análise a este jogo é um tanto quanto complicado, porque efectivamente o que de melhor há a destacar em relação a este jogo é que os 3 pontos efectivamente vieram para o nosso lado e com uma pequena ajuda para os lados da Baixa da Banheira, subimos mais cedo do que esperariamos ao 5 lugar (situação que aconteceria segundo os nossos calculos na ultima jornada).
Porém e como todos os jogos tem sido objecto de analise por mim ou pelo Cruz, decidi fazer a minha analise em relação a esta partida.
A primeira parte mostrou uma equipa apática, presa de movimentos e que cedeu à estratégia montada pela equipa adversária.
Há que reconhecer que foi uma estratégia audaciosa, porém acabou por não resultar, fruto da maturidade e tranquilidade que alguns elementos da equipa trazem ao jogo da mesma.
A estratégia consistia numa linha de "pressão alta", ou seja, pressionaram-nos logo à saída da nossa área, porém esta é uma estratégia que tem que ser muito bem ensaiada e os jogadores tem que ter uma grande cultura táctica, porque existem determinados posicionamentos especificos deste sistema defensivo. E por outro lado é um sistema de pressão que exige muito dos jogadores em termos fisicos...e o Bairro do Liceu veio para este jogo com 7 elementos, sendo que um deles era Guarda-Redes.
A estratégia da equipa adversária foi resultando, até que no final da primeira parte estava 1-1.
Na segunda parte e após algumas correcções no balneário, a nossa equipa entrou com outro espítio e com uma disposição para resolver o jogo logo de inicio, mostrando na segunda parte alguns periodos de bom Futsal, porém o facto de termos também só 9 elementos para esta partida, que na pratica se traduziram em 7, aliado a algum exibicionismo por parte de alguns dos jogadores fez com que também a equipa se ressentisse fisicamente e desse origem no final da segunda parte a ataques e contra-ataques...trazendo alguma emoção (desnecessária) a este jogo, porque tinhamos tudo para controlar este jogo, subitamente a equipa adversária concretiza o seu 2 golo e a nossa equipa permitiu novamente um periodo de supremacia da equipa adversária, sem que em termos práticos se materializasse em oportunidades claras de golo.
Numa segunda parte onde poderiamos ter concretizado sem exagero uns 7 golos, muitos deles de baliza aberta...acabámos o jogo em "aperto"...sendo este um "aperto" totalmente desnecessário.
Porquê deste "aperto"?
- Apatia geral da equipa;
- Fisicamente a equipa quebrou;
- Algum exibicionismo;

Apatia da equipa verifcou-se principalmente na primeira parte e já na parte final da segunda parte...
Fisicamente a equipa quebrou tendo em conta que os jogadores que entraram no 5 base tiveram que realizar praticamente todo o jogo, trazendo um desgaste suplementar a estes elementos!
O exibicionismo...é algo em relação ao qual os jogadores terão que "batalhar"....porque o facto de ter publico...não condiciona muito...pelo contrário...puxa e dá animo aos jogadores...mas quando no publico estão mulheres, neste caso raparigas quase da mesma idade que os jogadores...os atletas tem tendencia involuntária para o exibicionismo...o que prejudica claramente os objectivos previamente estabelecidos logo no primeiro dia da pré-temporada, ou seja, os objectivos colectivos sempre primeiro que os individuais.
Houve periodos deste jogo que isso não aconteceu...e este exibicionismo foi causador de algumas exibições abaixo do esperado.
Porém é neste sentido que os atletas tem que evoluir no sentido de saberem distinguir que estão a representar um clube, uma instituição...sempre com o objectivo de a dignificar e fazer o melhor para a representar, isto é, terá que seguir as indicações que lhe dão, porque se assim não fosse, porque existem treinadores?
Apesar de ser um grupo de amigos...e um clube de pequena dimensão, os atletas não se podem esquecer que estão a representar um clube, uma instituição e como tal tem que meter o colectivo sempre em primeiro lugar, em deterimento do individual.
A proxima jornada será contra o ultimo classificado, mas como já tivemos oportunidade de falar, foi contra este tipo de adversários que esta época tivemos os nossos maiores "amargos de boca", por sermos teoricamente mais fortes e por pensar que com maior ou menor dificuldade o jogo está ganho.
Temos que respeitar a equipa adversária...e o respeito traduz-se na aplicação prática de todo o potencial futsalistico que a nossa equipa tem, acabando por proporcionar um bom jogo de Futsal, porque ao contrario do que os "amigos" dizem...a nossa equipa tem potencial...muito potencial!
Certo é que "falhámos" em alturas-chave, mas se todos estiverem recordados...o objectivo em termos classificativos era obter uma classificação entre os 5 primeiros, e já lá estamos e só com um "desastre" é que saimos de lá.
Como equipa ainda podem evoluir mais, tem que trabalhar ainda mais (e melhor) nos treinos, traduzindo-se isto numa maior aplicação e concentração nos mesmos.

Paulo Gonçalves (PG)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Jogo contra Bairro do Liceu
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Jogo contra D. Joao I
» Jogo com Zona Sul
» CONVOCADOS PARA JOGO CONTRA BELA VISTA
» Semana de Treinos e Jogo Amigavel contra Nucleo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum dos Águias :: Águias & Geral :: Juniores-
Ir para: